“Os Dudus” tem fotos retiradas da galeria de ex-presidentes da Câmara

0
35

Os retratos 3×4 dos ex-deputados Henrique Eduardo Alves (MDB-RN) e Eduardo Cunha (MDB-RJ) não estão na coleção de fotos da galeria dos ex-presidentes da Casa, que presidiram a Câmara Federal entre 2013 e 2014 e entre 2015 e 2016, respectivamente.

A galeria está localizada no Salão Verde da Câmara dos Deputados e o conjunto começa com pintura do deputado Pereira da Nóbrega (1760-1826), que exerceu o cargo em 1826, e termina em foto do petista Marco Maia (RS), que presidiu a Casa em 2011 e 2012.

Os “Dudus” tem algumas semelhanças: foram deputados, são do PMDB e presidiram a Câmara, mas não para por aí: ambos foram presos

Em novembro de 2016 Eduardo Cunha foi detido pela Operação Lava Jato. Atualmente está preso no Complexo Médico Penal de Pinhais, no Paraná. Cunha foi afastado da presidência da Casa, mesmo renunciando foi cassado no plenário. Meses antes de tudo acontecer comandou a sessão de abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT). Alvo da Operação Manus, o ex-ministro nos governos Dilma e Michel Temer, Henrique Alves, foi preso em junho de 2017. cumpriu prisão preventiva em Natal, mas decisão do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) de quinta (3) transformou sua detenção em domiciliar.

Mesmo implicados na Justiça, outros ex-presidentes da Casa estão com suas fotos na galeria. Marco Maia, antecessor dos dois no cargo, foi alvo de busca e apreensão na Lava Jato, em 2016. Ele teria recebido R$ 1,35 milhão em pagamentos indevidos da Odebrecht, segundo delatores.

Aécio Neves, PSDB (MG), presidiu a Câmara entre 2001 e 2002. Recentemente se tornou réu no Supremo Tribunal Federal, acusado de corrupção e obstrução de Justiça.

Temer comandou a Casa três vezes: consecutivamente de 1997 a 2001 e depois entre 2009 e 2010. Em 2017, foi alvo de duas denúncias da Procuradoria-Geral da República, barradas em votação no plenário por deputados.

Procurada, a Câmara informou que os retratos não foram colocados por “problemas técnicos”.

“A impressora especial que faz a reprodução das fotos está com defeito. Já há um processo de aquisição da peça necessária ao funcionamento da máquina para reposição, mas ainda não foi concluído.”

A foto dos dois ex-presidentes consta da galeria online, no site da Câmara.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here