Parabéns Carnaiba! 65 Anos de Emancipação Política

0
54

A cidade de Carnaíba, no sertão de Pernambuco, completa neste sábado 29, seus 65 anos de Emancipação Politica! Carnaibaé um município brasileiro localizado na microrregião de Pajeú, estado de Pernambuco. Sua população estimada no ano de 2017 era de 19.440 habitantes, sendo o 6º município mais populoso da Microrregião do Pajeú. Não há muito o que se comemorar na cidade que comemora

aniversário sem nenhuma comemoração festiva.

 O território do atual município de Carnaíba era habitado pelos índios CaririsRegistros rupestres destes primitivos habitantes foram encontradas nas Serras do Boqueirão e da Matinha, preservados até os dias de hoje.

No século XIX, iniciou-se o povoamento de origem europeia quando o fazendeiro João Gomes dos Reis estabeleceu-se na Fazenda Lagoa da Barroca. Ali, foi construída a capela de Santo Antônio, no entorno da qual cresceu a vila de Carnaíba de Flores. A vila foi criada em 29 de junho de 1823. O distrito foi criado em 29 de julho de 1893, subordinado ao município de Flores.

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Carnaíba pela lei estadual nº 1 018, de 29 de dezembro de 1953.

 O município deve o seu topônimo à abundância de carnaúbas na região. O topônimo vem dos carnaubais da região. A palavra origina-se do tupi karana’iwa, “planta espinhosa”.

Localiza-se a uma latitude 07º48’19” sul e a uma longitude 37º47’38” oeste, no Sertão do Alto Pajeú, estando a uma altitude de 485 metros. Sua população é estimada em  19.440 habitantes, sendo o 6º município mais populoso da Microrregião do Pajeú, e uma área de 427,802 quilômetros quadrados. Fica a 400 quilômetros da capital estadual.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem, como critérios, o índice pluviométrico inferior a 800 milímetros, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%.

 Foi em Carnaíba que nasceu Zé Dantas, grande compositor sertanejo, conhecido por suas belas canções, como “O xote das meninas”, “Derramar o Gás”, “A Volta da Asa Branca”, “O Forró de Mané Vito”, “Vozes da Seca”, “Vem Morena”, “Algodão”, “Cintura Fina”, “Imbalança”, “Mané e Zabé”, “Minha Fulô”, “Noites Brasileiras”, “São João na Roça”, “Paulo Afonso”, “Riacho do Navio”, “Sabiá”, “Samarica Parteira”, “Siri Jogando Bola” etc.

O cantor e compositor Daniel Bueno também é filho de Carnaíba. O músico já gravou com grandes nomes da música popular brasileira em 12 CDs lançados. “Fazenda de Vovô”, “O Filme”, “As Coisas que Deixei Ali” e “Minha Saudade” (com Geraldo Freire) são músicas de destaque.
A cidade ainda serviu de cenário em 2015 para o filme “Sertão de Sonhos”, de autoria do florense Cauê Rodrigues com produção da Produtora paulista Nova Idéia.

Informações do Blog do Cauê Rodrigues

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here