Pesquisas em Pernambuco erraram no varejo mas acertaram no atacado

0
15

O Ibope e o Datafolha acertaram o resultado das eleições em Pernambuco, no atacado, mas erraram no varejo para senador. Os percentuais obtidos por Jarbas Vasconcelos (MDB) e Humberto Costa (PT) ficaram bem abaixo dos que previram os dois institutos.

As pesquisas erraram também em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e muitos outros estados. Em Minas, por exemplo, elas apontavam o senador Antonio Anastasia (PSDB) em 1º lugar na disputa pelo Governo do Estado, seguido pelo governador Fernando Pimentel (PT).

Contados os votos, o empresário Romeu Zema (NOVO) chegou em 1º e Anastasia em segundo. Um dia antes do pleito, o Ibope apontava 42% das intenções de votos válidos para Anastasia, ante 25% de Pimentel e 23% de Zema.

Já o Datafolha previa Anastasia com 40% dos votos válidos, ante 29% de Pimentel e 24% de Zema. Ao final da apuração, Zema chegou em primeiro com 42,9% dos votos válidos e vai enfrentar Anastasia, que ficou com apenas 29%..

Na disputa pelas vagas do Senado, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), apontada pelos dois institutos como favorita, com 20% das intenções de voto pelo Ibope e 27% pelo Datafolha, terminou em quarto lugar com pouco mais de 15%, atrás de Carlos Viana (PHS), Rodrigo Pacheco (Democratas) e Dinis Pinheiro (Solidariedade).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here