Uma semana decisiva para o quadro político de PE

0
86

Mais uma semana se inicia. Os debates em torno da política prosseguem, e como estamos cada vez mais próximos dos prazos finais, há gente em polvorosa por conta dos cenários ainda incertos.

Hoje deve ser anunciado o pré-candidato oficial do palanque das oposições dos partidos que compõem o Pernambuco Quer mudar, mesmo assim ainda há um clima de incertezas, sobre quem vai tentar renovar o mandato de federal, como Bruno Araújo e Mendonça Filho, e quem vai alçar voos mais altos, como pela disputa ao Senado.

No PT continuam as muitas interrogações, a maioria delas criadas dentro do ambiente interno. A disputado por lideranças, os egos e o cenário também, são obstáculos para que a neta de Miguel Arraes, Marilia, consolide sua pré-candidatura, pois parece que há respaldo do público para que seja. Tem alguns que querem a candidatura própria, porém a executiva nacional do partido já disse que o PSB prometer entrar nas causas e lutas do Partido dos Trabalhadores, como é o caso de defender Lula, pode sim ter aliança na terra dos altos coqueiros.

E a rede? Vai mesmo de Júlio Lóssio ou vai preferir inclinar-se para um dos prováveis candidatos? Há quem avalie e que essa candidatura deve ir adiante somente de Marilia for rifada, numa estratégia de herdar os votos daqueles que não querem nem PSB nem PTB.

Esta será uma semana importante, pode não ser nela que tudo se consolide, porém, algumas decisões importantes tendem a serem tomas até sexta-feira.

Sebastião Oliveira vai mesmo alçar voo mais alto ou vai seguir o conselho do primo Inocêncio de tentar o obvio, o mais fácil, que é ser reeleito a câmara federal? Eduardo da Fonte vai emergir do seu mergulho profundo? Tem gente esperando que ele decida se vai para o senado ou se fica mesmo com o projeto de reeleger-se a federal, o que o deixaria um pouco longe dos holofotes, justamente porque recentemente teve processo envaido para Moro além de citações em outros como o recebimento de propinas pelo seu partido o PP.

Fernando Bezerra Coelho vai ficar quietinho? E o filho, Fernando, vai mesmo buscar a provável reeleição tranquila? Até sexta é provável que algumas destas decisões tenham sido tomadas.

Até o fim da semana o PT poderá já ter definido de vai sozinho ou se cede ao que interessa a Gleise e Lula ou se aposta mesmo a ótima pré-campanha de Maria, pelo menos até aqui.

Pseudos lideranças politicas, vereadores e outros também devem intensificar e fazer suas escolhas de com quem marcharão para a disputa em outubro próximo.

Que esta semana seja abençoada para todos, que consigamos fazer as melhores leitura, e assim, entender todas as movimentações políticas que serão intensificadas nos próximos dias.

Como se diz no ditado popular, esta chegando a hora da onça beber agua, e nos vamos estar a espreita, acompanhando tudo.

Maciel Rodrigues

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here